quarta-feira, 9 de junho de 2010

O que é um navegador? - Uma breve comparação entre Internet Explorer, Mozilla FireFox e Google Chrome.


O navegador (browser) é um programa que tem como finalidade principal navegar por sites na rede mundial de computadores. Existem vários navegadores, os mais conhecidos são: Internet Explorer, Mozilla FireFox e Google Chrome.
No link abaixo um vídeo exemplificando o funcionamento de um navegador:

Internet Explorer
Muito utilizado por já pertencer ao Windows, por dominar o mercado, por ser compatível com a grande maioria de sites disponíveis etc. Na prática o Internet Explorer é um navegador muito pesado. Em máquinas lentas, sua utilização se torna penosa, fora a incrível quantidade de travamentos e erros.
Link para download:

Mozilla FireFox
Navegador muito interessante, mais leve que o Internet Explorer com inúmeras ferramentas disponíveis, chamadas plugins, que acrescentam diversas funções ao navegador, como salvar vídeos do YouTube no seu disco rígido e baixar várias fotos de um site automaticamente.
Link para download:

Google Chrome
Esse navegador está cada dia melhor. Existem dois pontos altos:
Ele é muito rápido, tanto para ser executado como programa, quanto para carregar os sites.
Há possibilidade de sincronizar seus favoritos. É possível utilizar seus favoritos em outras máquinas com uma facilidade incrível. Isso mesmo se você estiver numa lan house, pode acessar seus favoritos pelo Google Chrome.
É o navegador recomendado como padrão, principalmente para quem faz muito uso dos serviços do Google.
Ele ainda tem alguns problemas de compatibilidade que estão sendo resolvidos com uma competência e uma velocidade incríveis por seus desenvolvedores.
Link para download:

Para a grande maioria dos usuários é recomendado o uso do Google Chrome como navegador padrão, mas não é dispensado o Mozilla FireFox devido a sua compatibilidade com um número muito grande de sites e  por vários recursos que ainda não estão disponíveis no ChromeO Internet Explorer só seria utilizado para acessar sites que não podem ser utilizados pelos dois outros navegadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário